6 de março de 2011

Enoturismo: Santa Catarina com a taça e o vinho na mão.

Caros, começo o primeiro dos vários posts sobre a bela Santa Catarina. Durante o mês de janeiro estive na região de Videira, mas especificamente na Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) juntamente com a equipe de Viticultura acompanhando e trabalhando com projetos de pesquisa ligados a uva e ao vinho. Conhecia parte do estado. Meus pais são Catarinenses. Mas que BELA surpresa. Rotas nem sempre turísticas, mas de encher os olhos. Viticultores pioneiros e engajados com o tema. Cidades que respiram vinho. Linhas férreas entre os vinhedos. Tecnologia de ponta no campo e vinhos com identidade e qualidade. Por isso lhes afirmo. A região tem tudo para despontar no setor do enoturismo. O marketing não é ruim, VINHOS DE ALTITUDE.

Vinhedo em Tangará da Serra-SC
  

Vinhos de Altitudes de Santa Catarina.


Mas parece faltar fôlego, ou melhor, falta realmente começar a corrida. A Serra Gaúcha afamada pelo Vale dos Vinhedos em minha opinião DEVE muito em paisagem para Videira,Tangará da Serra, Marari, Pinheiro Preto, Água doce e Treze Tílias. Não que Santa Catarina não tenha projeção. Quem não gostaria de conhecer o sonho em formato de vinícola, chamado Villa Francione. Mas falta muito. Visitei vinícolas, em outro post detalharei as, que conseguiriam fascinar até mesmo Baco. Sem exageros, sem produções contabilizadas em milhares de garrafas, mas com o ‘’feeling’’ do vinho, a Elegância. Elegância de aroma e na apresentação, como exemplo o vinho ícone da Vinícola Villagio Grando, INOMINABILE. Garanto-lhes que o nome diz tudo. Ou o Sauvignon Blanc que faz esquecer rápido do Casablanca Chileno. Tecnicamente, vinhedos produzindo em altitude de 1300 metros com a maturação da uva retardada até os meses de abril, novas tecnologia em campo, como a máquina TPC (Thermal Pest Control), ou seja, que faz o controle térmico de doenças e pragas à base do ar quente. Outra característica que me agradou muito foram áreas com variedades novas. Não somente em avaliação. Na ocasião degustamos o varietal de cor intensa Teroldego (Trento, Itália) Nilo da Vinícola Panceri. Destaco também a natureza composta de serras, cachoeiras e clima agradável.
Então o que falta? Incentivo através de políticas? Divulgação? Talvez renovar a imagem do Estado de vinho de garrafão e separar o SUL do País.
A questão é quanto esperaremos para que essa região Catarinense trace seu ''belo roteiro'' e sirva seu elegante vinho?
Aguardemos ansiosos,
Saludos e até breve!


Cidade de Videira - SC
Vinhedo de Pinot Nero em Campos Novos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário